A importância da contabilidade para as empresas | R11 Consultoria Contábil

A importância da contabilidade para as empresas

maio 01 2018
r11-consultoria-contabil-a-importancia-da-contabilidade-para-as-empresas

Via: Segs

A contabilidade é necessária para toda e qualquer empresa independente do seu porte, segmento e a forma de tributação. E, ao contrário do que a maioria pensa, o profissional da contabilidade não cuida apenas da área fiscal, mas também auxilia o gestor na tomada de decisões.

É preciso entender que o profissional de contabilidade não se preocupa apenas com questões burocráticas. Ele tem um papel fundamental na tomada de decisão.

Se existe uma preocupação que todos os negócios têm em comum são as finanças. Afinal, são elas que mostram verdadeiramente os resultados da companhia. Entretanto, para que essas informações sejam legítimas, é necessário ter um controle dessa área. E uma das formas mais seguras de conseguir isso é investindo em uma contabilidade. Mas, apesar das vantagens que essa aquisição trás, muitos empresários ainda não compreendem de que forma esse serviço pode influenciar nos negócios. Essas pessoas normalmente ainda percebem os contadores como profissionais responsáveis apenas pela realização de tarefas pontuais, como a declaração do imposto de renda, e trâmites entre os órgãos do governo, por exemplo.

Mas hoje, essa realidade mudou. Afinal, são diversos os serviços que uma contabilidade pode oferecer. Tradicionalmente, já é sabido que todo negócio precisa ter controle financeiro, A partir disso, é possível verificar todos os gastos, prejuízos e lucros. Somente dessa forma, o empresário poderá quantificar os resultados que a empresa está dando, facilitando também a possibilidade de realizar cortes de gastos desnecessários.
Também existe um erro bastante comum, especialmente em companhias pequenas, que pode ser evitado com uma contabilidade para as empresas: a mistura entre as contas empresarial e pessoal. Com isso, cria-se um ‘buraco’ nas finanças do negócio, o que gera muita dor de cabeça para ser resolvido. Já, com uma ajuda especializada, isso não acontece. Afinal, os profissionais auxiliam o empresário a fazer essa separação, afim de manter o controle financeiro.

Além de todas as ações que uma tradicional contabilidade para as empresas realiza, as companhias modernas da área também focam em outras informações que são fundamentais para o crescimento dos seus clientes. Entre elas, estão o auxílio no planejamento estratégico e, principalmente, o fornecimento de relatórios. A partir deles, o empresário consegue ter uma real noção de como está o andamento do negócio. Isso é essencial para prever possíveis problemas, encontrar soluções e se planejar para o futuro.

Por isso, é importante compreender que o profissional desse setor, não se preocupa apenas com questões burocráticas. Hoje, ele tem um papel fundamental na tomada de decisões, conforme afirma Gustavo Pereira, gestor de negócios da Marmo Contábil. “As empresas bem sucedidas têm líderes com visão ampla e objetiva, preocupados e responsáveis com todas as áreas da organização, a contabilidade moderna na qual a Marmo trabalha, faz muito além de tarefas burocráticas, fornecendo informações gerenciais e servindo de grande suporte para os líderes poderem tomar as melhores decisões, andando junto à tecnologia para obter agilidade que é tão valorizada hoje em dia. O que vemos constantemente em nossa história é que empresas prósperas devem andar aliadas ao seu contador, por que como nosso mundo é dinâmico, sua empresa pode se deparar com uma dúvida na questão de departamento pessoal, até uma análise de tributos para alavancar a sua empresa, e nesta hora a contabilidade faz toda a diferença”.

Fonte: Segs | www.segs.com.br
Postado por: R11 Consultoria Contábil | www.r11contabilidade.com.br

Comentários